28 julho, 2008

Coil: O novo site de buscas que promete bater o Google (será?!)

Acabo de ler no Plantão Info sobre o novo sistema de Buscas chamado Cuil (www.cuil.com) que promete bater o buscador Google.

Uma start-up criada por Ex-executivos do Google criaram o novo buscar com o intúito de facilitar ainda mais as pessoas a encontrarem o que procuram. Dizem os desenvolvedores que o site idexa as páginas com maior velocidade e um maior número de páginas armazenadas.

Atualmente, na própria página inicial do Cuil, o site já possui mais de 120 bilhões de páginas indexadas.

Ainda não existe versão em português e achei interessante o formato de exibição do resultado de busca em colunas.

Enfim, para bater de frente com o Google é meio complicado, mas vamos ver qual será a desse site, né? Como gosto de novidades, vou fazendo testes!

22 julho, 2008

Fortaleza Digital: O suspense tecnológico mais envolvente que já li!

Pra quem gosta de tecnologia como eu, está aí uma ótima pedida. Dan Brown, antes do grande sucesso O Código da Vinci, mostrou que é um autor que consegue envolver o leitor até o final.
O livro Fortaleza Digital foi a primeira obra do autor e que, só pela sinopse, conseguiu me chamar a atenção.

Para quem ainda não leu, farei o possível para não colocar spoilers neste post! Vou fazer uma breve descrição da história sem contar o final.

Então vamos lá.
---

O suspense se trata de uma Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) que possui um computador composto de 3 milhões (é isso mesmo! 3 milhões) de microprocessadores chamado Transltr. Este computador é capaz de monitorar e decodificar qualquer mensagem, não importanto o nível na criptografia.

Um ex-funcionário da NSA, chamado Ensei Tankado, considerava a atitude de monitorar todas as mensagens da rede mundial um quebra de privacidade e não adimitia esse ato. Visando inutilizar o Transltr, Tankado desenvolve um algorítmo considerado inquebrável chamado Fortaleza Digital e promete revolucionar o mundo da criptografia e manter a privacidade online.

Ensei conta com a ajuda de North Dakota, um personagem misterioso que, tem como objetivo, tornar o Fortaleza Digital público caso o autor morra, mantendo assim uma garantia de que a NSA não tirasse sua vida para tentar manter o Fortaleza Digital fora da Internet.

Mas mesmo com essa garantia, a morte misteriosa de Ensei Tankado, tida como um ataque cardíaco, logo no início do livro, faz com que a história já comece tensa!

Tankado guardava a senha do Fortaleza Digital em um anel de ouro e, no ato de sua morte, sentindo a forte dor no peito, retirou o anel do dedo e entregou a uma das pessoas que estavam tentando lhe ajudar, já que isso era em uma praça pública na Espanha.

A parte mais F* da história é: Onde está o anel? Quem o pegou? Quem o pegou sabe que é uma senha? North Dakota irá divulgar o algorítimo mesmo sendo uma parada cardíaca? E agora?

Mas ainda não falei de Susan Fletcher, a melhor criptóloga da NSA que percebe que o Transltr interceptou uma mensagem com o "Fortaleza Digital" e estava há mais de 15 horas tentando decodificá-la. Seu espanto foi muito grande, já que o megacomputador quebrava um código comum em cerca de 6 minutos.

Trevor Strathmore, vice-diretor da NSA, com ciência sobre o Fortaleza Digital, envia David Becker, professor universitário e noivo de Susan, à Espanha em busca do anel de Tankado, já que era um profundo conhecedor de línguas estrangeiras e, por sinal, seria a pessoa ideal para obter informações no país até encontrar o objeto.

Enquanto David procuva pelo anel, uma onda de assassinatos ocorre em toda a trama e o Transltr não consegue quebrar o Fortaleza Digital.

Aí você imagina. Um (super) computador processando um loop para quebrar uma criptografia, utilizando 3 milhões de microprocessadores. O que isso causa? Super aquecimento. Agora , imagine que esse computador possui uma altura de aproximadamente seis andares para baixo da terra!

Será que NDakota divulgou o Fortaleza Digital? Será que David encontra o anel?

Sem confiar em ninguém, mesmo separados e sem contato, David e Susan fazem o possível para desvendar o grande mistério que pode causar o maior desastre na história da segurança dos Estados Unidos.

---

Alguns pontos que considero interessante e que serão fundamentais para o 'desenrolar' do suspense (SEM SPOILER)
  • O Fortaleza Digital é composto de Cadeia de Caracteres Mutantes
  • Uma empresa de software japonesa tem conhecimento e possui interesse no algorítmo
  • North Dakota não torna o Fortaleza Digital público
  • David Becker é perseguido na Espanha (por quem?)
  • Trevor Strathmore está separado de sua mulher(!)
Não vou falar muito para não fazer spoiler do final da história!

O livro é dono de tanta informação que não conseguirei colocar tudo aqui!

Mas pode ter certeza que é surpreendente e muito interessante. Achei super inteligente todo o relacionamento entre os personagens e os argumentos tecnológicos utilizados para desenvolver toda a trama.

Quem não possui um certo conhecimento em programação, é extremamente válido ler o livro utilizando o Google para buscar alguns termos e informações extra.

Enfim, o livro é muito bom e recomendo.

[]´s

Preciso compartilhar minhas leituras!

Olá amigos!

Como tenho ficado um longo período sem novos posts, resolvi escrever alguma coisa sobre os livros que venho lendo. Sempre que leio um livro interessante procuro pessoas para conversar sobre. Principalmente quem também já tenha lido para discutirmos sobre. Então, graças a essa vontade de compartilhar, vou postando minhas opiniões e descrições sobre o título.

Estou escrevendo o post sobre Fortaleza Digital de Dan Brown que li há alguns dias.

Espero que gostem.

Daqui a pouco posto aqui!

[]´S