30 janeiro, 2007

Pessoas, classes e objetos vivendo em Harmonia!

Por toda nossa vida fazemos uso de diversas maneiras de se manter vivo! Ou seja, assim como estudamos em história que os primatas foram se adaptando ao clima, comida, cotidiano, etc e etc, até chegar ao homem de hoje. Sim, nada isso tem haver com Informatica, certo?
Pode até ser que eu esteja viajando, mas pode-se dizer que a cada local que precisamos nos adaptar fazemos uso de uma classe, sabia?
É, todos vocês vão pensar: Nossa, que papo mais de nerd! Fazer o que né? rsrs
Enfim, fiz um desenho mais ou menos para ligar nossa vidinha mais ou menos com um aplicativo para ficar claro o quando vivemos orientados a objetos.
Dê uma olhadinha na imagem abaixo:



Uma classe é um tipo definido pelo usuário que contém o molde, a especificação para os objetos, assim como o tipo inteiro contém o molde para as variáveis declaradas como inteiros. A classe envolve, associa, funções e dados, controlando o acesso a estes, definí-la implica em especificar os seus atributos (dados) e suas funções membro (código).
Agora, para entendermos melhor, olhe a mesma imagem dividida:



Por exemplo, um programa que utiliza uma interface controladora de nossa vida provavelmente definiria a classe VOCÊ. Os atributos desta classe seriam seus sentimentos e formas de expressão que, na imagem, temos as funções membro desta classe que definem a forma de expressão necessária. No caso do primeiro, seu chefe, você expressa de uma forma. Com sua namorada, esposa, amante, gambiarra, ou outros, você também expressa de uma forma, e consequentemente com seu amigo de outra.
Enfim, entende-se que realmente evoluimos e nos adaptamos de acordo com o estado atual e suas funções membro. Bom, no nosso exemplo usei chefe, mulher e amigo. Você conheceria mais algum? Poderíamos fazer um grande manual de atributos referente a determinados objetivos, o que acha? rsrs

Vamos ver no que vai dar!!

Um abraço a todos.

Vinícius Luiz
del.icio.us/romeuzinh

4 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do desenho!!!
Como sou estudante, acho que está faltando professores neste desenho aí. Ah, além dos professores, está faltando também o irmão caçula (mala) e a tia fofoqueira. AHHHHHH, vizinhos entra tambem!!! Nossa! Pra falar a verdade, o tanto de gente que falta nesse desenho aí não é mole!!!
Legal e engraçada a explicação!
Um abraço.

Anônimo disse...

Bom, vamos fazer uma listinha:

- Irmão mais velho
- Irmão caçula
- Irmã cobiçada
- Professores
- Vendedores ignorantes
- Vendedoras gostosas
- Professora gostoda da Academia
- Professor viado da Academia
- Trocador no ônibus
- Motorista do ônibus
- Coordenador/a do curso na faculdade
- FDP que manda SPAM
- Atendimento online da Locaweb
- Atendimento online da Hostnet
- Pai e Mãe
- Vizinhos
- Amigos falsos

Poutz ... são tantos!!!!!
Alguém mais completa minha listinha?

rsrs

Marcos Almeida
marcosalmeida.sp@gmail.com

Felipe Magalhães disse...

Ah mlk! Aí, sabe até que agora eu imaginei que o Darwin deve ter sido programador cara! uAHIuahOIAUHoaiu

completando o comment do marcos:
Faltou "Chefe"

[]'s

JOÃO MARTINS disse...

Eu achei o seu blog ao ter a mesma idéia que vc, mas, lendo um pouco as suas coisas, me lembrei do Second Life,(ou até o The Sims), que com certeza implementaram esse conceito, que nós imaginamos, na prática. Parabéns pelo blog!