14 maio, 2007

Ligações e Associações da vida cotidiana!

Nós seres humanos nascemos com intúitos muito objetivos, coportamentos que são aperfeiçoados no decorrer da vida, e por aí vai!
Esse Atirador coreano que matou mais de trinta pessoas na Universidade da Virginia, por exemplo, criou seu próprio comportamento e o seguiu. Não estou apoiando o que ele fez, mas não deixou de seguir o comportamento que dizia ter cido criado pelas pessoas, pois como podemos ver nos jornais, ele deixou um vídeo falando que os americanos forçaram isso e tals. Enfim, da mesma forma que criamos e absorvemos comportamentos, necessitamos de Ligações e Associações.

"Ligações e associações são os mecanismos para estabelecer relacionamentos entre objetos e classes. Uma ligação é uma conexão física ou conceitual entre duas instâncias de objetos."
No caso, as associações são exatamente as ligações entre algo e algo (nossa, que frase explicativa né?!), é o que conecta um objeto em outro. Digamos o seguinte:

Bruno TRABALHA PARA Empresa X

ou, o clássico exemplo

Brasil TEM CAPITAL Brasília

As palavras em vermelho são exemplos de diagramas OMT para associações.

As Ligações e Associações são elementos que usamos em nossas vidas também, assim como o primeiro exemplo. Cada dia que passa conseguimos perceber mais associações da programação Orientada a Objetos com nossas vidas. Acho interessante e é importante esse tipo de análise até mesmo para nossa vida pessoal e profissional.

Vinícius Luiz
http://minhavidaorientadaaobjetos.blogspot.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Verdade cara!
Sempre rolam essas associações mesmo!
Será que o cara que inventou o OO pensou nessas associações com a vida real?