22 julho, 2008

Fortaleza Digital: O suspense tecnológico mais envolvente que já li!

Pra quem gosta de tecnologia como eu, está aí uma ótima pedida. Dan Brown, antes do grande sucesso O Código da Vinci, mostrou que é um autor que consegue envolver o leitor até o final.
O livro Fortaleza Digital foi a primeira obra do autor e que, só pela sinopse, conseguiu me chamar a atenção.

Para quem ainda não leu, farei o possível para não colocar spoilers neste post! Vou fazer uma breve descrição da história sem contar o final.

Então vamos lá.
---

O suspense se trata de uma Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) que possui um computador composto de 3 milhões (é isso mesmo! 3 milhões) de microprocessadores chamado Transltr. Este computador é capaz de monitorar e decodificar qualquer mensagem, não importanto o nível na criptografia.

Um ex-funcionário da NSA, chamado Ensei Tankado, considerava a atitude de monitorar todas as mensagens da rede mundial um quebra de privacidade e não adimitia esse ato. Visando inutilizar o Transltr, Tankado desenvolve um algorítmo considerado inquebrável chamado Fortaleza Digital e promete revolucionar o mundo da criptografia e manter a privacidade online.

Ensei conta com a ajuda de North Dakota, um personagem misterioso que, tem como objetivo, tornar o Fortaleza Digital público caso o autor morra, mantendo assim uma garantia de que a NSA não tirasse sua vida para tentar manter o Fortaleza Digital fora da Internet.

Mas mesmo com essa garantia, a morte misteriosa de Ensei Tankado, tida como um ataque cardíaco, logo no início do livro, faz com que a história já comece tensa!

Tankado guardava a senha do Fortaleza Digital em um anel de ouro e, no ato de sua morte, sentindo a forte dor no peito, retirou o anel do dedo e entregou a uma das pessoas que estavam tentando lhe ajudar, já que isso era em uma praça pública na Espanha.

A parte mais F* da história é: Onde está o anel? Quem o pegou? Quem o pegou sabe que é uma senha? North Dakota irá divulgar o algorítimo mesmo sendo uma parada cardíaca? E agora?

Mas ainda não falei de Susan Fletcher, a melhor criptóloga da NSA que percebe que o Transltr interceptou uma mensagem com o "Fortaleza Digital" e estava há mais de 15 horas tentando decodificá-la. Seu espanto foi muito grande, já que o megacomputador quebrava um código comum em cerca de 6 minutos.

Trevor Strathmore, vice-diretor da NSA, com ciência sobre o Fortaleza Digital, envia David Becker, professor universitário e noivo de Susan, à Espanha em busca do anel de Tankado, já que era um profundo conhecedor de línguas estrangeiras e, por sinal, seria a pessoa ideal para obter informações no país até encontrar o objeto.

Enquanto David procuva pelo anel, uma onda de assassinatos ocorre em toda a trama e o Transltr não consegue quebrar o Fortaleza Digital.

Aí você imagina. Um (super) computador processando um loop para quebrar uma criptografia, utilizando 3 milhões de microprocessadores. O que isso causa? Super aquecimento. Agora , imagine que esse computador possui uma altura de aproximadamente seis andares para baixo da terra!

Será que NDakota divulgou o Fortaleza Digital? Será que David encontra o anel?

Sem confiar em ninguém, mesmo separados e sem contato, David e Susan fazem o possível para desvendar o grande mistério que pode causar o maior desastre na história da segurança dos Estados Unidos.

---

Alguns pontos que considero interessante e que serão fundamentais para o 'desenrolar' do suspense (SEM SPOILER)
  • O Fortaleza Digital é composto de Cadeia de Caracteres Mutantes
  • Uma empresa de software japonesa tem conhecimento e possui interesse no algorítmo
  • North Dakota não torna o Fortaleza Digital público
  • David Becker é perseguido na Espanha (por quem?)
  • Trevor Strathmore está separado de sua mulher(!)
Não vou falar muito para não fazer spoiler do final da história!

O livro é dono de tanta informação que não conseguirei colocar tudo aqui!

Mas pode ter certeza que é surpreendente e muito interessante. Achei super inteligente todo o relacionamento entre os personagens e os argumentos tecnológicos utilizados para desenvolver toda a trama.

Quem não possui um certo conhecimento em programação, é extremamente válido ler o livro utilizando o Google para buscar alguns termos e informações extra.

Enfim, o livro é muito bom e recomendo.

[]´s

Um comentário:

Anônimo disse...

Um dos melhores livros que li tbm...
muito muito bom mesmo..