04 janeiro, 2008

Co-fundador do Wikipedia lançará Buscador Wikia

Copy+Paste ITWeb

O buscador Wikia será lançado em sete de janeiro. O co-fundador da Wikipedia, Jimmy Wales disse que a ferramenta de buscas em código aberto será apresentada ao público em versão "alfa", para que os usuários possam identificar falhas e o desenvolvedores possam eliminar os bugs.

Em fevereiro de 2007, Wales anunciou planos para uma ferramenta de buscas em código aberto para oferecer o que o Google não faz: transparência. Na ocasião, ele afirmou que a nova ferramenta de buscas poderia revelar o mistério de como a informação é mapeada, encontrada e classificada na internet.

Wales explicou que, em sua opinião, a busca é uma parte fundamental da infra-estrutura da internet, assim como da cultura e sociedade humanas. Ele disse que as buscas deveriam ser abertas, transparentes, participativas e democráticas.

Apesar de Wales ter expressado admiração ao Google, ele também criticou a ferramenta de buscas e disse que pretende encorajar as comunidades web a produzir algo melhor. Wales diz que é um erro esconder dados por segurança.

"Se você se apóia em pessoas que não sabem como o sistema funciona, você tem um grande problema", afirmou, quando anunciou os planos para a ferramenta de buscas.

As contribuições para a Wikia começaram com a Lucene e Nutch (duas ferramentas de buscas em Java e em código aberto do projeto Apache Jakarta), que foram copiadas, modificadas e redistribuíram o código.

Uma "rede confiável" de usuários, similar à que contribui para a Wikipedia, discutirá e debaterá o que virá em seguida. Como as buscas voltam-se a maior personalização, Wales acredita que as pessoas possam oferecer pesquisas mais inteligentes e relevantes que as máquinas.

Wales tinha planejado usar um modelo tradicional de receita de publicidade, mas não ficou claro como a ferramenta protegeria a privacidade dos usuários.

Leia na íntegra em http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=44603

Vinícius Luiz.

Nenhum comentário: