10 janeiro, 2008

Wikia Search é mal recebido por blogueiros

Copy + Paste do IDGNow

O novo buscador de código aberto Wikia Search, cuja versão alpha foi lançada ontem (07/01), ganhou análises desfavoráveis dos blogueiros, incluindo o popular blog de tecnologia Mashable.

"Toda vez que eu faço uma análise de um sistema de busca, eu me lembro de como o Google é bom e funciona", escreveu Stan Schroeder, do Mashable.

O influente e popular blogueiro Michael Arrington, do TechCrunch, também criticou o Wikia Search, dizendo que ele falha e que "é um dos maiores desapontamentos que já tive em uma análise".

As principais críticas referem-se aos resultados pobres e a ausência de "elementos humanos". "O Wikia Search parece que foi feito por apenas dois garotos em um mês", brincou Stan Schroeder.

O Wikia Search, que é um projeto de um dos fundadores da Wikipedia, Jimmy Wales, ainda está na fase alpha e o seu web site contém um aviso que os resultados de buscas ainda são "baixos".

Wales respondeu às críticas de Arrington, do TechCrunch, lembrando o status alpha do projeto e que, assim como a Wikipedia, o Wikia Search é um esforço colaborativo.

"Nós avisamos no dia do lançamento da Wikipedia que ele era um site vazio com algum conteúdo divertido", lembrou Wales o começo da enciclopédia online, que hoje é uma das principais fontes de consulta da internet.



Vinícius Luiz.

08 janeiro, 2008

Google e Panasonic se juntam para lançar TV com internet

Copy+Paste Folha Online
 

A fabricante japonesa de eletrônicos Matsushita (dona da Panasonic) está trabalhando em conjunto com o Google para desenvolver televisões capazes de exibir conteúdo da internet.

As TVs, que devem ser lançadas na América do Norte até o final de março, permitirão aos usuários acessar diretamente vídeos pelo YouTube e ver álbuns do Picasa, afirmou a Panasonic, unidade da Matsushita. A empresa japonesa disse que ainda não determinou uma data para o lançamento global do produto.

"A cooperação da Panasonic com o YouTube e Picasa exemplifica nosso compromisso em conduzir a evolução natural da Internet e estendê-la para a televisão de alta definição", apontou o vice-presidente de eletrônicos da Panasonic, Merwan Mereby, em comunicado.

O contrato com o Google não é exclusivo, afirmou o porta-voz da empresa, Akira Kadota.

Agora, pensa só?! Apesar da TV Digital ter a proposta mais ou menos como essa, é interessante pelo fato do Google estar envolvido, não?! Vamos ver o que isso vai dar né!

Leia na íntegra em http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u361212.shtml

Vinícius Luiz.

07 janeiro, 2008

Não é que o Buscador Wikia foi lançado mesmo?!

De acordo com o post de semana passada falando sobre o buscador que o co-fundador do Wikipédia ia lançar, o Wikia, realmente saiu hoje (07-01-2008)!
 
Podemos acessar pelo endereço http://search.wikia.com. Ainda não naveguei à fundo no sistema mas parece ser interessante.
 
Um projeto ousado do Wikipédia saindo! Vamos ver qual vai ser a repercussão disso, né?!
 
 
Vinícius Luiz.

04 janeiro, 2008

Era uma vez um browser chamado NETSCAPE ...


Além de dar um trabalho maior ao desenvolvedor em adequar seus scripts e aplicações aos variados tipos de navegadores, a Guerra dos Browsers fez mais uma vítima!
O primeiro browser comercial da web e um dos principais responsáveis pelo BOOM da Internet, O Netscape - browser produzido pela AOL - deixará de ser desenvolvido a partir de fevereiro. A empresa decidiu suspender a produção do navegador em um anúncio no blog do Netscape no dia 31 de dezembro de 2007. Ela alega ser incapaz de obter uma fatia do mercado liderado por Internet Explorer (Microsoft) e Firefox (Mozilla).
Isso é um marco para a história da Internet, já que o Netscape foi fundamental para a expansão da mesma.
Sabe o que acho interessante? Há pouco tempo a AOL encerrou (quebrou) suas atividades no Brasil. Ela comprou o Netscape por milhões e milhões de dólares e, a essa altura do campeonato, resolve parar de desenvolver o navegador pois não está tendo retorno. Enfim, será que isso faz parte da contínua crise que a AOL supostamente vem sofrendo? Ou estou falando bobagem?! Bom, tomara que eu esteja falando bobagem!

Vinícius Luiz.

Co-fundador do Wikipedia lançará Buscador Wikia

Copy+Paste ITWeb

O buscador Wikia será lançado em sete de janeiro. O co-fundador da Wikipedia, Jimmy Wales disse que a ferramenta de buscas em código aberto será apresentada ao público em versão "alfa", para que os usuários possam identificar falhas e o desenvolvedores possam eliminar os bugs.

Em fevereiro de 2007, Wales anunciou planos para uma ferramenta de buscas em código aberto para oferecer o que o Google não faz: transparência. Na ocasião, ele afirmou que a nova ferramenta de buscas poderia revelar o mistério de como a informação é mapeada, encontrada e classificada na internet.

Wales explicou que, em sua opinião, a busca é uma parte fundamental da infra-estrutura da internet, assim como da cultura e sociedade humanas. Ele disse que as buscas deveriam ser abertas, transparentes, participativas e democráticas.

Apesar de Wales ter expressado admiração ao Google, ele também criticou a ferramenta de buscas e disse que pretende encorajar as comunidades web a produzir algo melhor. Wales diz que é um erro esconder dados por segurança.

"Se você se apóia em pessoas que não sabem como o sistema funciona, você tem um grande problema", afirmou, quando anunciou os planos para a ferramenta de buscas.

As contribuições para a Wikia começaram com a Lucene e Nutch (duas ferramentas de buscas em Java e em código aberto do projeto Apache Jakarta), que foram copiadas, modificadas e redistribuíram o código.

Uma "rede confiável" de usuários, similar à que contribui para a Wikipedia, discutirá e debaterá o que virá em seguida. Como as buscas voltam-se a maior personalização, Wales acredita que as pessoas possam oferecer pesquisas mais inteligentes e relevantes que as máquinas.

Wales tinha planejado usar um modelo tradicional de receita de publicidade, mas não ficou claro como a ferramenta protegeria a privacidade dos usuários.

Leia na íntegra em http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=44603

Vinícius Luiz.

03 janeiro, 2008

Praia + Wi-Fi gratuito = Copacabana!

Acabei de ler uma notícia muito interessante!
 
A partir de junho deste ano, as avenidas Atrântica e Nossa Senhora de Copacabana terão cobertura Wi-Fi completamente grátis! Um projeto interessantíssimo que, de acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, terá o investimento de 40 milhões de reais!
 
Mas para quem é de Sampa, há uma iniciativa do tipo também para o litoral paulista. No centro da cidade de São Sebastião, na rua da Praia, já possui acesso à internet sem fio desde setembro do ano passado. Agora, a idéia é expandir essa cobertura para a cidade toda!
 
Ótimas iniciativas, não acham?!
 
 
 
Vinícius Luiz.

Série | Evolução | 5#: A evolução do Yahoo! Brasil

E ai amigos!! Na paz?!
Como primeiro post do ano resolvi continuar nossa Série Evolução retratando a mudança de um dos maiores portais intalados no Brasil, o Yahoo!.

Como podemos ver, foi uma super evolução de um simples site de busca para uma grande central de informações.


Seguem abaixo os dados:

Dados
Site: Yahoo! Brasil
URL: br.yahoo.com
Criado em 2000 (no Brasil)

Números atuais
253.000 de resultados no Google
18.100.000 resultados no Yahoo
18.100 resultados no MSN Search
1ª posição no ranking (by Alexa)
529 links no del.icio.us


Home do site em 2000


Home do site em 2008


Considero uma evolução muito boa. Pois além de evoluir com o layout, o Yahoo! evoluiu também seu negócio, algo que, com certeza, foi uma ótima 'sacada' da empresa para seu crescimento.

Vinícius Luiz.