20 maio, 2010

O mundo maravilhoso: Compre um celular e ganhe 10 viagens para a África do Sul

A cultura realmente é algo que define as atitudes de um povo. Em minha leitura matinal me deparei com um anúncio que me fez refletir e escrever.

No Brasil, temos o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária - CONAR - e o Código de Defesa do Consumidor que moldam a forma como a mensagem publicitária pode e deve ser passada ao consumidor. Em alguns casos, pode até acarretar problemas para a Empresa e, consequentemente, para a agência.

A Casas Bahia, por exemplo, criou aquela antiga (nem tão antiga) e famosa campanha "Quer pagar quanto?". O Brasil inteiro ficava repetindo essa frase. O mais interessante foi quando criaram broches para os funcionários com esse slogan. Como um bom latino, o brasileiro e sua malícia, ao ver as funcionárias da empresa usando o broche "Quer pagar quanto?" o que imaginam? Sim. Todos pensaram isso. E, como a Pilha Errada move o mundo, uma das funcionárias se sentiu ofendida e entrou com uma ação judicial contra a empresa, saindo com uma indenização de R$15.000,00. É, aconteceu de verdade.

Enfim, por que estou falando sobre isso?

Voltando ao tema CULTURA, encontrei um anúncio da SAMSUNG em um jornal de grande circulação em Portugal que dizia: “Vá à África do Sul puxar a Selecção. GANHE 10 VIAGENS na compra do telemóvel Oficial da Selecção Nacional”. Após ler esse anúncio, procurei o escondido e protetor asterisco. Vasculhei o anúncio durante uns 5 minutos. Não o encontrei. Aquelas letrinhas ao lado diziam que a promoção era válida enquanto durarem os estoques. Não sei se é o meu jeito brasileiro de ser, mas a primeira coisa que pensei foi: "Nossa! Que forma mais econômica e agradável de ir à Copa!".


Anúncios com mensagens assim são muito recorrentes por aqui. Eu me assusto. Sempre. As pessoas dizem que é normal.
Daí me veio algumas perguntas: Certo ou Errado? Normal ou Estranho? Seriam os brasileiros maliciosos/aproveitadores ou a cultura europeia é realista demais a ponto de saber que uma promoção nesse estilo é impossível?

2 comentários:

Anônimo disse...

It is really a great and helpful piece of info. I am satisfied that you shared this
helpful information with us. Please keep us informed like this.
Thank you for sharing.
my website - cheap mobile phones for sale

Anônimo disse...

This text is worth everyone's attention. How can I find out more?
my website > green coffee extract