20 julho, 2006

Estado e Comportamento

Olá meus amigos!

Essa semana estava pensando melhor sobre o conceito de comparar OO com A vida e levantei algo muito interessante!

Nós, por exemplo, somos considerados objetos nessa análise, que, assim como na vida real, possuimos Estados e Comportamentos.

O Estado de um objeto (nós!!!) revela importantes dados, como por exemplo idade, altura, cor da pele, entre outros.

O Comportamento é exatamente o que fazemos. Uma pessoa pode andar, falar, correr, e tals!

Mas esses objetos não precisam ser necessáriamente humanos, pois existem os objetos concretos (nós, carros, casas) e abstratos (conta da faculdade, dívida do cartão de crédito, entre outros pesadelos!).

Bom, com essa maluquisse que pensei, ficou mais facil notarmos como nossa vida é realmente orientada a objetos!

Vamos fazer o seguinte! Pode parecer meio louco, mas como era os principais estados de sua infância e qual comportamento que se lembra?

Vamos lá! Deixe um comentário aí sobre isso!



Mais uma vez agradeço pela força!

Um forte abraço.


Vinícius Luiz.

06 julho, 2006

Onde tudo começa?

Primeiramente quero agradecer a participação de todos, fiquei muito feliz com as respostas e, como prometido, essa semana o amigo que ganhou a Revista Www.com.br/ foi Maurício Machado, aliás, Maurício, me mande um e-mail com Urgência, por favor!

É interessante como todos os programadores (pelo menos os que conheço!) fazem uma pequena analogia de Programação e Vida Real. Assim como pessoas, os sistemas possuem um certo caminho a seguir, mas o que irá proceder é extremamente dependente de futuros resultados de consultas, interações, entre outros.

Uma coisa que o Maurício falou que achei muito interessante foi: "... o grande lance da OOP é justamente descrever estes sistemas complexos e não-lineares de uma forma muito mais eficiente e natural que o approach procedural.". Isso deixa claro que, de toda forma, somos parcialmente Orientados a Objetos, pois nossas vidas são muito mais complicadas e complexas que um sistema de computador, e a OO faz com que a vida humana seja mais simples de entender!

Posso até estar viajando quanto a isso, mas acho que o legal desta comparação é justamente mostrar o lado 'Humano' da Orientação a Objetos.
Fazer associações são coisas muito comuns na vida humana, pois todos nós utilizamos recursos de outros para fazer algo simples, ou fazendo "uso de" um ou usando "parte de" (acoplamento) , por exemplo, uma pessoa andando de bicicleta. O pedal é a parte de uma bicicleta.

Levando isso em conta, como você acha que seria o Inicio da vida, tipo o nascimento, a infância, a escola... Você tem alguma idéia de associações que fazemos e não percebemos?

Vamos ver como cada um analisa!

[ATENÇÃO]: Os comentários mais criativos continuam ganhando revistas tá? Se puderem, deixem o e-mail no comentário para eu entrar em contato sobre o envio dos brindes.

Um forte abraço a todos e até o proximo post...

Vinícius Luiz.

Para descontrair um pouco, veja que legal a propaganda do Google.

02 julho, 2006

Você vive orientado a objetos?

Olá amigos!
Está ai um tema interessante que desenvolvi para escrever meu livro voltado a área de programação. Um livro que pretende ser uma grande novidade para ajudar no aprendizado de um determinado assunto que é OO (Orientação a Objetos).
Criei esse blog justamente para criarmos juntos este livro.
Preciso que me ajudem em opiniões e pontos de vista referente a determinados pontos que iremos abordar, então, conto com a ajuda de vocês para colocarmos essa idéia em prática!
Os melhores comentários irão receber um exemplar com CD da Revista Www.com.br.

Desde já agradeço pela ajuda!

Para iniciarmos essa discussão, gostaria de colocar a seguinte questão:

- Você vive Orientado a Objetos?

Ficarei aguardando os comentários para saber como cada um interpreta o assunto aplicando-o na vida real!

Então é isso!
Um forte abraço!